RELEASE - exposição A U T O CONSTRUÇÃO_o comum de nós
A U T O CONSTRUÇÃO_o comum de nós é uma exposição construída coletivamente com artistas, mulheres e crianças que vivem nas ocupações do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro). Ela faz parte de um projeto mais amplo, composto por uma série de oficinas de arte que aconteceram no primeiro semestre de 2022 nas dependências da Ocupação 9 de julho, no centro de São Paulo.
As oficinas - de desenho, argila, construção de texto, entre outras - buscaram criar um espaço físico, temporal e simbólico para que as crianças e mulheres pudessem olhar para si próprias como agentes de suas próprias vidas e de sua própria arte. Essa espécie de Auto Construção, ponto de partida do projeto, é concebida como ato revolucionário capaz de redimensionar nosso lugar no mundo em direção a uma outra lógica social: mais humana, empática e sustentável.
Os trabalhos, desenvolvidos nas oficinas e apresentados na exposição, foram criados a partir do compartilhamento de experiências, condutas e estratégias: todo um universo de táticas e práticas engenhosas de sobrevivência, de cuidado, de auto proteção e resistência para lidar com as adversidades comuns a muitas de nós, mulheres, em um mundo desigual, cuja iminência de colapso ameaça o futuro.
Instalada na Ocupação 9 de Julho, a exposição apresenta um panorama geral do projeto com fotos e vídeos das oficinas, trabalhos e desdobramentos artísticos coletivos que se espalham por corredores e outras vias de acesso do local. Desse modo, mistura-se a outras atividades e eventos ali desenvolvidos, reverberando a potência política e transformadora do MSTC para a vida de toda uma comunidade.
A abertura da exposição será no dia 12 de junho, com ativação também no dia 3 de julho e encerramento no dia 31 de julho, sempre aos domingos e junto com o almoço da Cozinha Ocupação 9 de Julho. Entrada livre e gratuita.
O MSTC e suas moradoras e apoiadoras
Localizada no centro de São Paulo, a Ocupação 9 de Julho do MSTC representa hoje um marco de luta por moradia social e importante ponto cultural da cidade. Além da Cozinha Ocupação 9 de Julho, ali se desenvolvem atividades e apresentações de teatro, cinema e exposições de artes visuais, fruto da parceria entre o MSTC e uma rede ampla de apoiadores que compartilham da convicção de que moradia diz respeito à qualidade de vida familiar, possibilidade de convivência comunitária, acesso à saúde, educação, arte, cultura e mobilidade - uma série de outros direitos à uma cidadania plena. Toda essa atividade cultural funciona como uma proteção contra o despejo e a criminalização dos movimentos de moradia e um entrave à gentrificação da região, ao mesmo tempo que é agente de transformação e provedor de qualidade de vida aos seus ocupantes.
As moradoras e apoiadoras que desenvolveram A U T O CONSTRUÇÃO_o comum de nós são:
Ana Claudia da Silva
Ana Elisa Negraes
Ana Letícia Penedo
Ana Paula Pinheiro
Ana Teixeira
Catarina Mousinho
Erica Ferrari
Fernanda Aparecida Bozo
Geórgia Kyriakakis
Gisele Rodrigues da Silva
Joana Amador
Lívia Aquino
Lia Letícia Penedo
Maria Alice
Maria do Socorro Moreira
Maria Margarida da Conceição
Mariana Lacerda
Marlene Maria Sacoman
Natasha de Jesus
Néle Azevedo
Romilda Aparecida Barreiros
Rosilene da Silva
Solange Lisboa
Sonia Mara dos Santos
Patrícia Bragado
Patrícia Oliveira Dias
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO 'A U T O CONSTRUÇÃO - O comum de nós'
de 12 de junho a 31 de julho de 2022
abertura 12 de junho das 13h às 19h
funcionamento aos domingos das 13h às 17h
Ocupação 9 de Julho MSTC
Rua Álvaro de Carvalho, 427, centro de São Paulo
Realizada com o apoio do ProAC, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo
#ProAC2021
maiores informações:
@oficinadearteocupacao9dejulho
siga também @movimentomstc